Criptomoeda

Integração do Pix com exchanges aumentará controle da Receita Federal

Exchanges brasileiras correm para integrar depósitos com o Pix do Banco Central.

No Brasil muitas exchanges já estão anunciando a integração de seus sistemas com o Pix do Banco Central, tal novidade vai permitir que as exchanges brasileiras de Bitcoin e criptomoedas permitam que seus clientes depositem Reais instantaneamente, independente do dia e do horário, pois o novo sistema de pagamento do Banco Central funcionará todos os dias, 24 horas.

O Pix permitirá a transferência de dinheiro em incríveis 10 segundos; prazo esse que pode ser até mais rápido do que o de confirmação do Bitcoin, dependendo do congestionamento da Blockchain.

 

Exchanges brasileiras querem integrar depósitos com Pix do Banco Central, mas medida pode facilitar rastreamento da Receita Federal.

Além de facilidade de poder adicionar FIAT na exchange em qualquer dia e horário, o novo sistema de transferência do BC também deve aumentar o controle sobre as exchanges que trabalham com Bitcoin, visto que o sistema instantâneo de transferência é centralizado no Banco Central.

Todas as operações de compra e venda de criptomoedas com o dinheiro fiduciário via PIX passarão pelos sistemas do Banco Central do Brasil.

PIX ALIADO A IN 1.888 MELHORA MONITORAMENTO

Para o governo, monitorar transações com Bitcoin e criptomoedas ficará mais fácil, pois em caso de abertura de procedimento administrativo ficará fácil para a Receita Federal e outros órgãos reguladores monitorarem o “rastro” de todas as operações, independente do valor.

Antes mesmo do lançamento do Pix várias exchanges de criptomoedas já anunciaram que pretendem lançar contas digitais que, segundo elas, integrará o dinheiro fiduciário com moedas digitais, algo que facilitará o uso no dia a dia, pois permitirá a utilização dos saldos em compras, pagamento de contas, transferências e até saques em caixas eletrônicos. Essa comodidade toda tem um preço: A privacidade dos usuários.

A Receita Federal poderá cruzar as movimentações do Pix com as declarações das exchanges via Instrução Normativa 1.888. Vale lembrar que desde Setembro de 2019 todas as exchanges de Bitcoin e criptomoedas em território nacional são obrigadas a declararem mensalmente todas as movimentações dos consumidores, independente do volume de movimentação.

Tal praticidade tem um preço! Todas as operações com criptomoedas realizadas em exchanges integradas ao Pix estão sujeitas a um monitoramento mais eficaz. Não que as transferências bancárias via DOC e TED não sejam monitoradas, mas com o Pix esse monitoramento será em tempo real através de um sistema centralizado no Banco Central do Brasil.