Criptomoeda

Porque você NÃO deve escrever Bitcoin no extrato bancário

Usuários de Bitcoins devem evitar escrever a palavra BITCOIN no extrato bancário no momento da transferência para evitar o risco de ter a conta-corrente encerrada.

Ao enviar dinheiro para uma exchange para comprar Bitcoin é comum que você veja a seguinte mensagem: “Favor não escrever a palavra Bitcoin em nenhum campo bancário no momento da transferência do dinheiro”, pouca gente sabe o porquê disso. Infelizmente o Bitcoin é encarado por muitos bancos como um inimigo, se a instituição perceber que a conta está sendo movimentada para a compra e/ou venda da criptomoeda pode encerrar unilateralmente a sua conta por desinteresse comercial, puro preconceito!

A alegação de bancos ao não aceitar exchanges de Bitcoin e encerrar a conta bancária de clientes que usam para comprar ou vender Bitcoins é de que a criptomoeda ainda não é regulamentada no Brasil e pelo fato dela apresentar um grande risco para o banco, com possibilidade de: sonegação de impostos, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, etc.

BITCOIN (BTC) é um dinheiro virtual que não é controlado por nenhum banco central.

É ignorância tecnológica achar que toda transação com Bitcoin será ilícita, conheço vários amigos que até declaram seus BTCs no Imposto de Renda, a própria Receita Federal já recomenda que o contribuinte informe a quantidade que tem neste que é considerado um ativo financeiro.

O que podemos fazer é boicotar os bancos que – de alguma forma – dificultam a vida de quem utiliza Bitcoin. O Banco Itaú, por exemplo, é uma das instituições que apresenta o maior repúdio com esse tipo de transação, basta observar que nenhuma exchange brasileira possui conta no laranjinha.

Já tive minha conta pessoal no qual mantinha uma relacionamento de quase 13 anos encerrada depois que vendi Bitcoin a uma pessoa e ela escreveu a palavra BITCOIN no extrato bancário. Dias depois recebi uma correspondência comunicando o encerramento por desinteresse comercial.

Fica a dica: mesmo que o banco não demonstre ser contrário ao BTC, jamais escreva a palavra BITCOIN na identificação do seu extrato. É sempre bom evitar! Ao vender a criptomoeda também oriente seus compradores a jamais fazer esse tipo de anotação no momento da transferência bancária entre contas da mesma instituição, DOC ou TED.